terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluna Pé Na Porta : É disso que o povo gosta, mas é isso que a música quer ?







No texto desta semana, vamos falar um pouco sobre a onda das composições "ONOMATOPÉIA" que estão surgindo no mercado musical em especial no sertanejo. Abaixo segue uma definição do termo Onomatopeia.


"Onomatopeia primeiro falado pelo antigo greco "criar um nome", "fazer um nome" no sentido "afigurar um nome, afigurar um termo") é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma adjetiva é onomatopaicoRuídosgritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tataksignificam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal. Geralmente, as onomatopeias são usadas em histórias em quadrinhos, muitas dessas onomatopeias são derivadas de verbos da língua inglesa."


Depois do sucesso que o hit gravado por Gusttavo Lima fez ao cair no gosto musical dos ouvintes do sertanejo.  A onda das composições "onomatopeias", tomou conta das paradas musicais.
E ai começou a saga de busque um Tam, Tam,Tam....Zum, Zum...Zum, Tchu, Tchu, Tcha...Tcha. A aceitação por parte do publico foi até que agradável, porém como tudo o que é demais cansa e enjoa, acabou acontecendo.

Após todo sucesso que a música "Balada Boa ou a" Tchê Tcherere Tchê Tchê" , canção interpretada por Gusttavo Lima está fazendo, era de se esperar que novas músicas seguindo este estilo de composição surgiria.

Foi o que aconteceu surgiu " Le, Le , Le " gravada por João Neto e Frederico, " Eu Vou Pegar Você E Tãe " interpretada por Munhoz e Mariano entre outras foram surgindo e conquistando as baladas, por ter um ritmo agitado e gostoso de se dançar na noite.

Mas nos dias de hoje se uma dupla gravar "Atirei O Pau No Gato" e fazer sucesso ao invés de outros cantores, duplas e principalmente "compositores", procurarem novas letras, novos ritmos o que acontece é exatamente o contrário.

Os pseudos "compositores", correm fazer versões, paródias para tentar a todo custo explodir uma nova música  bem similar.  E mais uma vez o resultado é famoso tiro no pé, surgem as milhões de respostas e muitas outras sinfonias Onomatopeias.

Ao fazer um simples busca no YouTube encontramos dezenas de vídeos com as famosas ONOMOMATOPÉIAS musicais sertanejas. Este tipo de situação ocorre em TODOS os seguimentos musicais e mostra que hoje em dia não se busca mais a qualidade musical nas composições, busca-se o "faça sucesso a qualquer custo".

Todos nós adoramos ganhar dinheiro e por isso buscamos fazer da melhor forma possível nosso trabalho para atingir o tão sonhado desempenho financeiro, mas nossos ouvidos estão pagando um preço muito alto em função desta saga.

É tempo de buscar a renovação musical e trazer novidades de verdade ao mercado da música. Nós como amantes da boa música estamos sentindo faltas das chamadas "musicas de verdade", letras que falem de amor, terra, campo, mato, carinho etc. e não essa quantidade de ZUM ZUM, BARA BARA , TCHU, TCHU, TCHA . Mas como tudo pode ficar pior, encontramos uma condição pior ainda, juntaram todas estas gravações e fizeram uma nova música. Como diria um bordão que utilizamos muito e também é parte de uma música " É PRÁ CABA " .

Verso da música : Mistura Boa "  Tchê tcherere tchê tchê......Lê lê lê......Lê lê lê......Tam tam tam tam.......Bara bara bará bere bere berê " 



O sucesso do "Tche Tche Rere Tche Tche " e agora do "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha Eu Quero: Tchu Tcha Tchá Thu"  vem demonstrar que agora a onda da música sertaneja é utilizar a onomatopeia para compor suas letras.

Apenas para deixar claro que não estamos nos referindo a nenhum compositor em específico e nem generalizando, todas as vezes que abordarmos um assunto em forma de critica será de forma genérica, porém utilizaremos exemplos que estão em evidência, portanto não queremos ofender o talento e qualidade de nenhum compositor, mas caso a sua composição esteja entre os temas abordados, nos desculpem mas usaremos como exemplo sim.

O recado está dado !

Veja abaixo alguns exemplos :

Balada Boa - Versão Feminina "Um tchê tchê re re com Kátia Rosa"



Tchá Tchá Tchá -  Thaeme e Thiago



Cristiano Araújo - BARÁ BERÊ





2 comentários:

  1. destruiiram anossa cultura goiana, eu antigmente ligava nas rádios de goiânia e achava agradável hojem em di se tronou insuportável é só lixo estão deixando a ganânica na frente da arte é triste. analfabetos musicais.

    ResponderExcluir
  2. Majistral[Ironic Mod ON]
    Só me dá vontade de falar palavrões, mas vou me conter.
    Música sertaneja virou isso?? não pode, mas como sempre tudo passa.

    ResponderExcluir