segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coluna Pé Na Porta : O ministério da saúde adverte " As Mina Pira "


Durante a preparação da coluna desta semana, pensamos em fazer um texto sobre as grandes composições do sertanejo, que valorizam a essência mostrando que alguns compositores ainda busca manter as tradições da boa música, mesmo compositores da nova geração.

O que era para ser um texto não tão crítico, teve que ser totalmente reformulado em função de um lançamento que pegou a todos de surpresa.

Para nossa surpresa (que não foi pequena), nos deparamos com uma composição de Sorocaba com Thiago Servo (Thiago- Thaeme e Thiago) que recebeu o nome de " As Mina Pira", inicialmente achamos que era uma brincadeira, mas fomos checar e alguns colegas do seguimento divulgaram a música também. O que não fizemos diferente, porém deixamos a parte crítica para a Coluna Pé Na Porta. 

Ouvimos opiniões de fãs que acompanham a carreira da dupla Fernando e Sorocaba desde o inicio e a aceitação da música não foi tão boa assim.

A música em questão não conduz com o estilo adotado por Fernando e Sorocaba, aliás foge de tudo o que já ouvimos. Sorocaba foi considerado pelo Ecad, o maior compositor de 2011, seguido por Victor Chaves e Roberto Carlos e hoje vemos uma composição totalmente diferente do que estamos acostumados a identificar ao compositor.

Quando questionado sobre as inspirações para  compor, Sorocaba sempre disse que se inspira em situações, fazendo diversas músicas, depois ele busca a "cara" de quem irá interpreta-las. 

No caso da  nova música "As Minas Pira", acreditamos que este quesito não foi levado em consideração, este tipo de música não tem nada a ver com o que os cantores seguem. A música tem um ritmo legal e provavelmente será um hit em baladas como diversas outras que estão surgindo.

Que saudades das lindas canções como "Ah, como eu amo você, Juliana, Noite Enluarada, Da Cor Do Pecado, Brilho No Olhar,Vendaval, onde podemos ouvir canções românticas, até mesmo músicas engraçadas como "Companheiro", Paga-Pau, sem o apelo musical que tomou conta do atual sertanejo. Não estamos julgando o cantor/compositor Sorocaba que isto fique bem claro, apenas estamos deixando um alerta que ouvimos de diversos fãs da dupla.


No texto da semana passada onde citamos que os sertanejos hoje em dia estão seguindo a linha de fazer composições de modinhas do momento, ( texto pode ser conferido no Link : É disso que o povo gosta,mas é isso que a música quer  )   e por conta surgem várias outras novas composições ou paródias, segue abaixo algumas versões de " As Minas Pira ", virou uma verdadeira epidemia.


As mina pira - Música tema Avenida Brasil - Gabriel Valim 







Cacio e Marcos - As Mina Pira No Papai - Clipe Oficial







As Mina Pira - Marcus Vinícius - Clipe Oficial





Fernando e Sorocaba - As Mina Pira





Videos : Youtube 

4 comentários:

  1. Sou completamente Apaixonada pela dupla Fernando e Sorocaba.. Mas confesso que ao ouvir a música fiquei na dúvida se foi o Sorocaba mesmo que fez a letra! Acredito que as gírias dessa nova música estão bem longe de chegar no sucesso que é por exemplo na Paga Pau.. Mas talento eles tem de sobra, e não é todo dia que se acerta! E com certeza músicas melhores virão por aí! Os caras são F*%# kkkkkkkk AMO..

    ResponderExcluir
  2. boa tarde na verdade estão acabando com a musica sertaneja essas porcarias que estão cantando por ai hoje não é e nunca será sertaneja ????

    ResponderExcluir
  3. Bom... sou fã da dupla faz alguns anos...
    Sou completamente encantada pelas letras do Sorocaba... é incrível as inspirações dele... a forma com que usa as palavras.. simplesmente perfeito!!!
    Tbém fiquei surpresa em saber que a letra de "As mina Pira" é do Sorocaba... em comparação com a letra de "Noite Enluarada", "Madri" por exemplo pode se dizer que a música é ruim... masss como fã.. respeito e ainda admiro a dupla!
    Talvez a música gravada por outra dupla.. teria uma aceitação melhor... visto que hoje em dia... esses hits estão cada vez mais bombando nas baladas.
    Mas tudo bem... como disse a Fabiana... "letras melhores virão por ai"... e quem adimira o talento do Sorocaba sabe muito bem disso!!

    ResponderExcluir
  4. Lembrando Gi que o Gusttavo Lima também gravou uma "As Mina Pira" no novo DVD né!!!
    Eu particularmente gosto!!! Assim como foi com o "Sou Foda", "Papai chegou" acho legal essas músicas com as "modinhas do momento". Porém não vejo as músicas com futuros brilhantes como outras composições.

    ResponderExcluir