sábado, 2 de abril de 2011

A história de Peão Carreiro



 
A idéia de pesquisar sobre a carreira e a trajetória de Peão Carreiro, surgiu após um bate - papo nos bastidores do programa "Amigos do Teodoro e Sampaio". Estávamos conversando com Marco Brasil e Sampaio (Gentil Aparecido da Silva), foi onde ficamos sabendo um pouco sobre a história de Peão Carreiro e sobre a formação da dupla Peão Carreiro e Sampaio.

Buscamos em diversos lugares informações detalhadas sobre a carreira e a vida de Peão Carreiro, não foi um trabalho dos mais fáceis, mas conseguimos reunir um bom conteúdo e estamos trazendo a vocês, leitores do Sentimento Sertanejo, um pouco da história do cantor e compositor e sua importância para a música sertaneja.

Peão Carreiro ou Manoel Nunes Pereira, nasceu em São José do Rio Preto–SP, no dia 06/09/1932 e faleceu no dia 13/05/1999, em Londrina-PR, onde está sepultado. Além de cantar era um grande compositor, suas músicas foram gravadas por diversos artistas como Sérgio Reis, Mococa e Paraíso entre outros.

Sua carreira teve início em 1975, a primeira dupla foi formada com Mulatinho, depois vieram outras formações com Praense, Zé Paulo, Praiano e a última com Sampaio ( Gentil Silva ).

Peão Carreiro e Praense alcançaram sucesso em 1978 com a música " Nosso Dilema" e assim foram surgindo novos discos e mais sucessos como "Parede e Meia". Em 1981 a dupla assinou contrato com a gravadora Copacabana e o disco "Quarto Vizinho" alcançou recorde nas vendas com a música homônima. Além de lançar este terceiro LP eles ainda participavam do Programa "Linha Sertaneja Classe A" na Rádio Record de São Paulo-SP, apresentado pelo José Russo.

Em 1983 surgiu a formação com José Plínio (Paraíso), nascido em Elias Fauto – SP, a dupla permaneceu com essa formação até 1984, neste mesmo ano Peão Carreiro e Praense lançam " A Volta " marcando o retorno da dupla, juntos entre idas e vindas, foram seis anos ( 1978 a 1984 ).

"Peão Carreiro e Zé Paulo (Luiz Scatampulo - nasceu no dia 28 de janeiro de 1943 em Cambé-PR), teve início no ano de 1984, ocasião na qual o Peão Carreiro já vinha de uma bem sucedida carreira como compositor e intérprete, que teve início em 1957, juntos gravaram cinco discos

Antes de completar 10 anos de formação em 1993 a dupla chegou ao fim. Em 1994 surgiu novamente Peão Carreiro e Praiano (dupla que já havia sido formada em 1992) e gravou dois discos.

Em 1998, Peão Carreiro voltou a formar a dupla com o Praense, e gravou mais um CD na Gravadora Atração Fonográfica. No entanto, Peão Carreiro já se encontrava bastante doente e sua voz, já não era mais a mesma.


O último registro gravado por Peão Carreiro foi em 1999, com Sampaio. A dupla Peão Carreiro e Sampaio gravou um CD com o nome de " Peão Carreiro e Sampaio - Inédito" o projeto que contou com a gravação de 15 músicas a maioria composições de Peão Carreiro : " O Amor Não Morre ", " Viagra ne Mim"," Golpe Baixo" entre outras e neste mesmo ano Peão Carreiro faleceu. Sampaio atualmente está na dupla Teodoro e Sampaio, retomando sua formação original.

De todas as músicas que o compositor Peão Carreiro escreveu " Porta do Mundo "uma composição dele com Zé Paulo merece destaque é uma das mais belas composições já escritas nas história da música sertaneja e também foi regravada por diversos intérpretes.


Vídeo música Porta do Mundo :


Matéria por : Giseli Trauzola
Colaboração : Talita Galero
Fotos/ Vídeos : Internet

38 comentários:

  1. PEAO CARREIRO FEZ HISTORIO NA MUSICA, BARABENS PELO TEXTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu comentário é para a MARCIA NUNES PEREIRA filha do PEÃO CARREIRO. Olhe Marcia, você pode se sentir bastante orgulhosa, por ter um pai que jamais morrerá. Sua voz marcante nessa que na verdade não é uma música, mas, sim, uma marcante POESIA MELODIOSA. Parabéns Marcia. Abilio Pinto - Brasilia-DF.

      Excluir
    2. Muito grata por suas belas palavras. Tenho muito orgulho de ser filha do saudoso Peão Carreiro, um artista talentoso e um pai que só deixou boas lembranças. Um grande abraço

      Excluir
  2. saudade do peao carreiro...
    Peão Carreiro,Barrerito,Tonico,Ronaldo Viola,

    Parece que Deus está montando uma seleção la no céu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALCÃO,TIÃO CARREIRO,PARDINHO,JOÃO MULATO E MUITOS OUTROS MAIS!!!!

      Excluir
  3. Olá, sou filha do saudoso Peão Carreiro e fiquei muito feliz quando li esta matéria. Quero apenas complementá-la, dizendo que na realidade Peão Carreiro começou sua carreira por volta de 1952, quando cantava com o Pardinho, que futuramente formou dupla com o também saudoso Tião Carreiro. Obrigada por ajudar a manter viva a imagem de um homem que realmente tinha a musica sertaneja como sua vida. Um grande abraço
    Márcia Nunes Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, vc mantém contato com o Praense? Se for possível, passe-me pelo e-mail: olavo.corretor@uol.com.br Grato e Parabéns pelo Pai que vc teve, cujas canções permanecem.

      Excluir
    2. Irmã, sou de Cuiabá tenho 61 anos de idade, sempre fui e sempre serei fã do seu pai. Não o conheci pessoalmente, mas pode ter certeza ele deixou sua marca em muitos, boas marcas com certeza. Hoje estou ouvindo suas músicas, moro em chácara. Um grande abraço !

      Excluir
    3. Irmã! Sempre fui e sempre serei fã do seu pai. Sou de Cuiabá tenho 61anos, sempre ouvi as músicas de seu pai. Sou de Cuiabá/MT obrigado, grande abraço !

      Excluir
  4. melhor musica dele na minha opiniao e porta do mundo com ze paulo qe fasiam uma voz incrivel muito boa outra muito boa era rabo de saia tbm com ze paulo e saudade

    ResponderExcluir
  5. Peão Carreiro em 1970 já cantava com Mulatinho, tanto que "Sabiá Colera" fez pate do disco daquele ano, é só verificar em sua discografia.

    ResponderExcluir
  6. peão carreiro e ze paulo sem comentario são fenómeno da musica sertaneja que saudade sua melhor musica e passarinho prisioneiro e uma obra divina .

    ResponderExcluir
  7. estou procurando uma musica do peão carreiro, não sei o nome mais posso deixa aqui as primeiras frases da musica.....
    Cançao: puxe a cadeira seu sente aqui seu moço, nao tenha pressa vamos conversar.
    pessoal se alguem souber o nome e aonde posso encontrar essa musica serei um musico mais feliz, sou fã do trabalho do peao, tenho mais de 20 cds dele, só falta essa musica.. fiquei sabendo de um boato que o mesmo tem um cd que ficou na justiça e que ninguem tem acesso a essa copia, poderia ser divulgado para que todos realmente conheça o seu talento.
    tentarei ficar de olho no site para saber se alguem tem o conhecimento desta musica. E muito obrigado ao Sr. Peão Carreiro pelo seu talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira musica desse video: https://www.youtube.com/watch?v=q0-ZT_ejmUg

      Excluir
  8. Agradeço a Deus por ter nesta vida , a felicidade de estar presente em shows desse extraordinário Peão Carreiro. E com tristeza digo , hoje saudade.
    Francisco Carlos

    ResponderExcluir
  9. Carlos Alberto Nunes Pereira23 de março de 2012 às 17:35

    Sou o primogênito do Sr. Manoel Nunes Pereira, conhecido como Peão Carreiro. Não posso dar muitos detalhes da vida dele, pois pouco convivi com ele, principalmente como pai. Não tenho mágoas por ter abandonado a família (minha mãe, eu e minha irmã) para correr atrás dos seus sonhos. Lógivo que no início, onde tinha apenas 4 anos, senti muito, mas após passar pela adolescência compreendi melhor. Que Deus o tenha.

    abraços a todos

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe me dizer se o nome do cantor "mulatinho", estou em dúvida se era o meu pai que se chamava Sebastião Camilo da Cruz. Atuou muito tempo na radio paiquere de londrina e sempre contava que tinha cantado com o Peão Carreiro. Em londrina ficou muito conhecido como "Compadre Olevy".

    ResponderExcluir
  11. Cançao: puxe a cadeira seu sente aqui seu moço, nao tenha pressa vamos conversar.

    Essa frase pertence a musica "Cruz do Caminho"

    ResponderExcluir
  12. Quero lembrar ao pessoal do blog Que Peão Carreiro já era um nome sertanejo forte nos finais doa anos 50 quando escreveu a música Boi Cigano, que foi gravada por Tião Carreiro e Carreirinho e também pelo próprio Peão Carreiro e Mulatinho do qual eu tenho as duas gravações originais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ AMARAL, CURTI MUITO A DUPLA PEAO CARREIRO E ZÉ PAULO, INFELIZMENETE ELA SE DESFEZ E PRA ENTRISTESSER NOSSOS CORAÇÕES O PEÃO FALECEU, "QUE DEUS O TENHA", GOSTARIA DE SABER ONDE VIVE O ZÉ PAULO, FIQUEI SABENDO QUE ELE É "BARBEIRO" EM MARINGÁ, ENTÃO, PEÇO SUA AJUDA PRA ENCONTRA-LO POIS PRECISO CONVERSAR COM ELE, JÁ SE FORAM QUASE 20 ANOS QUE NÃO VEJO ELE, ABRAÇOS

      EDVÂNIO (am_plasticos@hotmail.com)
      CIANORTE - PR

      Excluir
  13. Meus grandes amigos.Sou fã deste grande cara e de todos os seus parceiros.Além do mesmo sobrenome de TIÃO, os dois tinham algo em comum:São dicionários do caipira e do sentimento sertanejo, onde não somente a inteligência humana,mas também a da alma conseguem traduzir.Se depender de mim esses astros nunca morrerão,pois tenho suas músicas e um baú que para mim vale ouro!!!Obrigado de ÁLVARO.Fã dos FILÓSOFOS CARREIROS:TIÃO e PEÃO.(Bambuí-MG-07-05-13).

    ResponderExcluir
  14. pra mim dois que infelizmente foram eu senti muito, é ele e o ronaldo viola. .queria que o fiho tivesse o dom e a voz do pai..adoro a musica Pergunte a ela..tenho todos . os cds e fiq uei muito feliz quando achei o ultimo deles. com o nome peão carreiro e zé paulo inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no youtube a dupla Caetano Carreiro e Patrício...o Caetano é filho do Peão Carreiro e canta muito.
      Abraços

      Excluir
  15. Sou Edson Roberto da Silva, meu apelido é Chumbo, moro em Ibiporã-Pr, onde conheci Peão Carreiro, com quem tive a honra de poder trabalhar em um Clube Esportivo, chamado SERI, que infelizmente não existe mais. Também dei muito trabalho à ele, quando o mesmo era suplente de delegado em nossa cidade. Foi um tempo muito bom, onde fizemos amizade sadia e ouvi muito ele dizer que eu ainda iria ouvir falar muito de suas letras de músicas.. Hoje sou muito grato em ter tido essa oportunidade, pois tratamos de uma celebridade da música sertaneja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei com as suas lembranças do meu pai. Moramos em Ibiporã nos anos de 77 a 82. Grande abraço!
      Marcia

      Excluir
  16. Conheci ontem o filho do peão carreiro. Gente canta de mais o homem,além de ser muito educado...gente da melhor espécie

    ResponderExcluir
  17. A verdadeira música sertaneja tem muito a agradecer a Peão Carreiro.Passarinho Prisioneiro é uma obra prima da música brasileira.Infelizmente o sistema ofusca os autênticos artistas do Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Procurem por Peão Carreiro Filho, que hoje faz dupla com o Silvano, na cidade de Ribeirão Preto. É o filho que mais se parece fisicamente e com a voz, são idênticas! Existem vídeos no youtube que vocês podem visualizar.

    ResponderExcluir
  19. Quarto Vizinho , Linda Música que me lembra hoje meu Pai por ter a voz parecida com a dele , graças a Deus ainda tenho vivo meus Pais , Más esta musica me fará lembrar dele sempre que ouvir , Saudoso Peão Carreiro ...

    ResponderExcluir
  20. Esse cara foi muito bom ,otimo cantor grande compositor,grande poeta
    foi embora muito cedo.
    Carlao

    ResponderExcluir
  21. Acho que ele formou dupla com Mulatinho ainda na década de 60 e não em 1975...Gostaria de saber se você tem a relação dos LPs gravados por Peão Carreiro e Mulatinho (ele ainda assinava Pião Carreiro quando da dupla com Mulatinho).Se não souber, poderia verificar com a filha dele, Márcia Nunes Pereira.Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Queria saber o nome da música que tem esse começo: puxe a cadeira e sente aqui seu moço; não tenha pressa vamos conversar

    ResponderExcluir
  23. só para ajudar nas informações..o peão faleceu na cidade de Assis Sp onde estava morando.foi sepultado no cemitério São Paulo em Londrina Pr
    .Entre tantos sucessos gravados por ele e por outros os mais conhecidos são:Telefone mudo,tchau amor,porta do mundo.

    ResponderExcluir
  24. Procure no YouTube Peão Carreiro e Silvano. Peão Carreiro, cujo nome é Wilson, esta fazendo muito sucesso na região de Ribeirao Preto onde reside. Sou, também, filho do Peão Carreiro, aliás, o primogênito. Abraços. Carlos Alberto Nunes Pereira.

    ResponderExcluir
  25. Eu tive o maior prazer em conhecer o Peão Carreiro que cantou com vários Artistas Quando ele se apresentava na Radio Record de SP, Programa do José Russo. Linha Sertaneja Classe A. Um dos melhores programa que tenho em minha mente. com as Musicas Parede e Meia. Quarto Vizinho. Foi ali que pra mim sempre foram os melhores, " Meu" como sou Fã ate hoje. Ele nunca morrera suas musicas sempre vão deixar ele vivo. Saudades.

    ResponderExcluir
  26. Eu Mateus Bahr tive o maior prazer em conhecer o Peão Carreiro que cantou com vários Artistas Quando ele se apresentava na Radio Record de SP, Programa do José Russo. Linha Sertaneja Classe A. Um dos melhores programa que tenho em minha mente. com as Musicas Parede e Meia. Quarto Vizinho. Foi ali que pra mim sempre foram os melhores, " Meu" Eu tinha 14 anos e ja era Fã e como sou Fã ate hoje. Ele nunca morrera suas musicas sempre vão deixar ele vivo. Saudades.

    ResponderExcluir
  27. Um grande interprete de suas composições que jamais serão esquecidas e estão presentes até hoje e continuarão para sempre e são cantadas por muitos artistas da musica sertaneja parabéns saudoso Peão Carreiro que partiu muito cedo.

    ResponderExcluir