quinta-feira, 28 de abril de 2011

Festa do Caqui bate recorde de público em 2011


João Fattori e a dupla João Bosco e Vinicius


Foram dois finais de semana onde a população itatibense pode aproveitar as iguarias oferecidas pelas entidades assistenciais, além de conhecer mais sobre caqui nas exposições, cursos de culinária e bate-papo com os produtores da fruta.

Algumas empresas de Itatiba e região tiveram oportunidade de apresentar seus produtos, serviços e também suas festas típicas, exemplos os estandes das festas de Jundiaí, Louveira e Morungaba, além dos tradicionais estandes de artesanatos. Um destaque ao espaço da Casa de Cultura que proporcionou entretenimento aos visitantes com musicais e cuidados de beleza.

Os números destas duas semanas são os melhores possíveis, shows com recordes de público (Zé Henrique e Gabriel, João Bosco e Vinicius e Michel Teló), em nenhum dia foi registrado incidente grave, demonstrando a educação e o comportamento da população itatibense. Todos os shows foram gratuitos, apenas era solicitada a doação de um kilo de alimento que será doado às entidades assistenciais.

Fazer um evento gratuito e com atrações do porte que a Prefeitura de Itatiba tem realizado é correto? Não deveria ser cobrado um valor simbólico até mesmos dos estacionamentos? Enquanto o prefeito faz festas, a cidade está abandonada ?, todos estes comentários foram citados e questionados ao próprio prefeito João Fattori em seu Facebook.

Em um bate papo ao Sentimento Sertanejo, João Fattori explicou todos os pontos de questionamento que são feitos pela população itatibense. “Após diversas manifestações e questionamentos estou me manifestando para esclarecer o porquê estamos trazendo shows grandes e não cobramos entrada e nem o estacionamento. O propósito de realizar estas festas é promover a integração da família levando diversão ao povo itatibense. A verba destinada para estes eventos não pode ser direcionada para outros fins (saúde, infra-estrutura, educação etc.), este dinheiro vem do governo federal e tem que ser destinado a cultura." - explicou João Fattori.

"O motivo de não cobrar entrada e nem o estacionamento é pensando em uma família de uma condição econômica mais baixa, por exemplo: Se cobrarmos cinco reais por pessoa, uma família com quatro pessoas vai gastar vinte reais. Quem possui condições virá sem problemas e os que não possuem não vão gastar esse valor para se deslocar até o Parque da Juventude. Todos têm direito a ter acesso a cultura e a diversão, por isso o motivo da festa ser gratuita, para que ela atenda a todas as classes sociais."

“Quantas rifas, bingos e afins as entidades sociais tiveram que realizar após o início das festas que a prefeitura de Itatiba tem promovido? Não agüentávamos mais ver as entidades sofrendo para arrecadar recursos para completar o subsidio recebido para se manter. Atualmente as entidades se mantêm com a venda dos produtos da área de alimentação das festas.”

" Além das festas (Caqui, Junina, San Gennaro), a prefeitura de Itatiba promove ainda eventos na Praça da Bandeira nos finais de semana, exposições no Museu e diversas apresentações de música, danças, artes, palestras motivacionais no Teatro Ralino Zambotto. Se voltarmos a alguns anos atrás era muito raro Itatiba ter estes eventos e também trazer turistas para a cidade, apenas as exposições de movéis coloniais eram exploradas." concluiu João Fattori

Problemas todas as cidades vão ter, mas temos que valorizar e apreciar todas as manifestações positivas que levam cultura a população. Aproveitamos e fazemos um convite a todos os leitores, visitem a página da prefeitura de Itatiba e conheça os projetos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a qualidade da cidade. http://www.itatiba.sp.gov.br/

Matéria por : Giseli Trauzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário