terça-feira, 26 de abril de 2011

Espaço do Compositor : " Sonhando " com a palavra Anderson Richards - Mr Gyn




A canção " Sonhando " foi gravada por um dos grandes nomes da música sertaneja a dupla Bruno e Marrone. 

O compositor desta música é Anderson Richards (vocalista da banda Mister Gyn ), em um bate papo ao Sentimento Sertanejo, o compositor nos contou um pouco de sua história e a inspiração para compo-la, Anderson também nos contou como surgiu a oportunidade de cantá-la com Bruno Gouveia ( Biquíni Cavadão) e a escolha da mesma para integrar o repertório e o nome do álbum da dupla Bruno e Marrone.

Quem é o Anderson Richards ?

Alguém que aposta naquilo que gosta de fazer e ser, por isso segui uma carreira de pop, mesmo estando em Goiás, mostrando ser possível e divertido. Como pessoa, eu adoro minha família e amigos. Estar perto dessas pessoas é o que eu mais gosto.

Em que idade começou a compor ?

Compus minha primeira música aos 13 anos e participei de um festival cantando essa música, em Goiânia (GO).


Quantas músicas você tem composta? Você tem mais músicas gravadas por sertanejos ou demais seguimentos ?

Confesso que não sei quantas músicas, exatamente, já compus. Sei que não são tantas, entre 50 e 60, tendo cerca de 35 gravadas, principalmente por nós, Mr. Gyn. Tenho músicas gravadas com Tomchris (MPB), Valéria Costa (Pop), Eddy & Brunno (Sertanejo) e Bruno & Marrone (Sertanejo). Na verdade, componho artesanalmente, quando nos preparamos pra gravar os nossos CDs. Gostaria de me dedicar mais a essa fantástica e complicada arte.

Qual sua influência musical ?

Diversa, como a maioria de nós brasileiros. Meu pai, Sr. Nilson Bento, foi meu maior incentivador e influenciador na infância. Teve dupla sertaneja que cantava ao vivo em rádios “Jorginho do Sertão & Sertãozinho”, que não teve discos gravados e por isso não cheguei a conhecer, mas, no dia-a-dia, ouvia e cantava as músicas que meu pai gostava, como Juliano & Jardel, Carlos César & Cristiano, além de músicas internacionais que meu pai adorava como Beatles, Toto, Chicaco, Bee Gees, ABBA e por aí em diante. Na escola, amigos me apresentaram o rock nacional, curti Legião Urbana, Lulu Santos, Titãs, Blitz dentre outros e já começava a curtir U2 e muitas bandas internacionais, pois sempre fui apaixonado em ouvir FM, de onde acho que tirei inúmeras influencias que, às vezes, nem percebo.

Quando você compôs a música "Sonhando"? Quem foi sua inspiração? Ela é dedicada a alguém?

"Sonhando" é uma homenagem ao meu pai, que perdi em 98, vítima de Câncer de Medula. Um mês após sua morte, fiquei quase dois meses na estrada fazendo shows em comícios e, ao retornar, ainda não havia assimilado a perda. Então, sonhei com ele um sonho muito real. Acordei com o sonho na cabeça, percebi que ele realmente havia morrido, me sentei e escrevi à música as 4h da manhã, em meu quarto. Fechei os olhos e imaginei, ou torci, por uma cena que viria a acontecer um ano e meio depois, 10 mil pessoas cantando com a gente essa música em um show em Goiânia.

Como surgiu a oportunidade de cantar essa música com o Bruno do Biquini Cavadão?

O Biquini veio fazer shows em Goiás e precisou de um roadie. Acabaram chegando no Reinaldo, que era nosso roadie na época, e ele deu um CD nosso para o Bruno Gouveia. Algumas semanas depois fui surpreendido com uma ligação do Bruno Gouveia, que me ligou para elogiar a música "Sonhando", que pra ele se destacou no álbum. Ele me disse que tinha achado a música linda e que achava que podia estourar. Daí eu contei a ele que a música já era sucesso e começamos uma amizade que veio crescendo até termos sua participação cantando essa música em nosso 1o. DVD ao vivo, em 2007, algo que se tornou um dos momentos mais especiais da nossa carreira. O Bruno e todo Biquini são, hoje, além de grandes amigos, uma referência de sucesso, ética e verdade no mundo da música. Ganhamos mais que a participação em nosso DVD...

Confira o vídeo com a participação do Boquini Cavadão no DVD da Banda :



Como surgiu a idéia da dupla Bruno & Marrone gravar essa música? Você espera essa repercussão?

Não sei ao certo, sei que recebi a ligação do Bruno no início de 2010 me falando da admiração que ele já tinha pela música há algum tempo e me perguntando se poderiam gravá-la no CD daquele ano. Quanto à repercussão, não se pode esperar nada diferente de uma música de trabalho de um grande nome do nosso show business, como são Bruno & Marrone. A dupla tem inúmeros fãs e a mídia fica aguardando com ansiedade os novos cds e músicas desses cantores e "Sonhando" foi a escolhida para ser a primeira faixa de trabalho de um CD que teria o mesmo nome.

Você é o vocalista da Banda Mr. Gyn como surgiu a Banda e o nome e a quanto tempo estão juntos ?

Sim, a banda surgiu em 1997, em Goiânia, e o nome é uma homenagem a nossa capital, pois o GYN é a abreviação do código aéreo daqui. Daí surgiu o Mr. Gyn , ou Senhor Goiânia, como poderia ser entendido.


Qual a repercussão para a banda com a gravação da sua música por Bruno &Marrone ?

Ainda não temos a noção exata dessa repercussão, espero que nos estados e cidades em que a nossa versão não tenha tocado, a música tenha aberto caminhos para o Mr. Gyn. No futuro, com as suas outras músicas, não deixa de dar uma referência respeitosa e de ponta ao nosso trabalho, por termos uma música nossa puxando o trabalho de um grande artista.

Quais seus novos projetos e da banda ?

Os projetos para a banda, neste momento, giram em torno da gravação do nosso segundo DVD, que será realizada ainda em 2011. O desafio é manter atual e interessante, considerando o passar do tempo, o surgimento de novas tendências e nomes, e assim sentir que muita gente ainda lhe quer ver e ouvir ao vivo. Essa sensação é indescritível e nos motiva a romper as barreiras do dia-a-dia. Os meus são os de seguir em busca dos meus projetos pessoais, de me casar, ter filhos, cuidar da casa, viajar com eles e rir muito ainda.

Este foi mais um bate-papo com um dos muitos compositores que tem um papel importante dentro da música sertaneja.

Video : Youtube
Foto : Divulgação
Matéria e Entrevista : Giseli Trauzola

2 comentários:

  1. acho a banda mr gyn muito boa e bem brasileira uma banda q da gosto de ouvir e olha q eu sou enjoado com musicas ,mas mr gyn é muito exelente,
    queria q eles viessem para limeira pois eu pagaria o q fosse para velos e OUVILOS cantarem parabens a banda e q vcs tenhao muito sucesso valeu um abraço galera

    ResponderExcluir
  2. Descobri vcs em pleno inicio de 2012, mas parece q vcs já fazen parte de minha vida à muito tempo. Através das músicas viajo pela minha vida.
    As letras sao inteligentes, simples ao msm tempo poética
    e a voz do Anderson atualmente é a MAIS LINDA DA MPB, ele
    dá vida e sentimento as palavras.
    PARABENS! A Legião /Biquini/ Ultraaje/Titas ... fizeram minha cabeça alguns anos atras e hj é MR GYN !!!!

    ResponderExcluir