quinta-feira, 24 de março de 2011

Traduzindo Sentimentos !






Enquanto procurávamos um tema para mais uma postagem do Sentimento Sertanejo, uma frase nos chamou muito a atenção: " O que seria da música sem o compositor " ?

Ou seja, compositor é o “pai” de uma criação. Ele é responsável por traduzir a emoção em forma de música. O genero sertanejo possui grandes compositores como Alcino Alves (ex - Sampaio), Teddy Vieira, Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Sorocaba, Victor Chaves, Euler Coelho, Zezé di Camargo, Marco Aurélio, Rick, Cesar Augusto, João Carreiro, Júlio Camargo, entre outros grandes nomes.

Muitas músicas de sucesso que hoje estão “na boca da galera”, são composições destes grandes criadores, alguns exemplos mais atuais que podemos citar é ” Chora me Liga”, sucesso na interpretação de João Bosco e Vinicius, foi escrita por Euler Coelho,” Meteoro”, canção que consagrou Luan Santana é uma das muitas escritas por Sorocaba, E Daí ? gravada por Guilherme e Santiago é de autoria do cantor e compositor Dann Nascimento

Mas só temos compositores homens? ! Muito pelo contrário, Fátima Leão é hoje a compositora mais renomada e reconhecida no mercado musical brasileiro. Ela possui mais de 1700 sucessos gravados nas vozes Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Mato Grosso e Matias, Elias Muniz, Joel Marques entre outros.

Roberta Miranda, ao longo dos seus 24 anos de carreira, somando mais de 14 milhões de álbuns vendidos, tem em seu vasto histórico de composição a canção “Majestade o Sabiá”, gravada por Jair Rodrigues,” São Tantas Coisas”, composições que foram muito bem executadas e trouxeram reconhecimento à Roberta e também o título de” Rainha da Música Sertaneja”.

Uma mulher que atualmente está se destacando bastante no mercado musical é a cantora e  instrumentista Paula Fernandes. Além de cantar com uma voz espetacular, tem criações maravilhosas como “Pássaro de Fogo, Debaixo do Cacho, Sem Você, em parceria com Victor Chaves e muitas outras que a destacam.

Cantores e compositores dependem uns dos outros para sobreviverem dentro do mercado musical, não existe cantor sem compositor e vice versa. O assunto é bem vasto, podíamos ficar horas e horas escrevendo e discutindo sobre o tema, mas este não é o foco deste texto, fazeremos isso em outra abordagem.

Para ser um compositor é preciso ter um diferencial, o talento de saber traduzir os sentimentos aos que escutarão ou irão ler a sua obra. As composições tem que tocar o coração, registrando algum momento marcante da história de alguém.

Ser compositor é ter o dom de envolver pessoas, mexer com a alma e o coração de todos, acreditamos que esta seja a real essência de ser um compositor.

Os nomes aqui citados, representam todos os compositores e compositoras, foram apenas alguns exemplos que nos baseamos para preparar o conteúdo.



Giseli Trauzola com colaboração de Talita Galero.

32 comentários:

  1. Hoje em dia os compositores estão sendo bem mais reconhecidos e isso é muito bom, são pessoas muito talentosas que apesar de algumas vezes ficarem nos "bastidores" são uns dos grandes responsáveis pela emoção e alegria que sentimos ao ouvir uma musica!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a postagem, parabéns! Sempre que puder falar mais sobre o tema será muito bom, ainda existem muitas dúvidas sobre esse trabalho, como se torna um compositor, o que é direito autoral, se alguém tem uma música procura os cantores ou é procurado, etc. Parabéns também à todos os compositores, realmente merecem aplausos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Hoje estes maravilhosos profissionais já estão melhores "reconhecidos e divulgados" porque até a bem pouco tempo a gente nem ouvia falar de quem eram as músicas. O criador ficava no anonimato e a gente erroneamente dizia "tal música de tal cantor", quando na verdade este era apenas o intérprete da obra prima de alguém que a gente nem sabia que existia.
    Ainda bem que isto mudou e hoje já podemos atribuir os créditos a quem de direito.
    PARABÉNS AOS NOSSOS MARAVILHOSOS COMPOSITORES BRASILEIROS, VICTOR CHAVES...BRUNO...E TANTOS OUTROS...
    Giseli e Talita, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. @CidaFerraz @Blogssertanejo Já li e comentei esta matéria linda lá no blog. Parabéns. Bela matéria.

    Comentários extraidos do Twitter @blogssertanejo.

    ResponderExcluir
  5. @flavinhocorel @Blogssertanejo legal a materiaa... a galera ouve as musicas quase nunca se preocupa com o autor da obra, mas ta mudando isso! Sucesso a vcs

    Bu Twitter

    ResponderExcluir
  6. @Musicainedita @Blogssertanejo Gisele, bem legal a matéria! Parabéns!

    By Twitter

    ResponderExcluir
  7. @nandomorenno @Blogssertanejo parabens pela matéria ... o compositor quase nunca é lembrado, com trabalhos assim, as coisas vao mudando! abraço

    By Twitter

    ResponderExcluir
  8. @faarduarte Parabens @Blogssertanejo pois as pessoas curtem sem saber quem criou e muitas as vezes quem cria não tem potencial reconhecido

    ResponderExcluir
  9. @fernandapassos_ gosto deste blog !!! RT @Blogssertanejo @fernandapassos_ A importância do compositor na música sentimentosertanejoblog.com.br/2011/03/traduz

    coments by Twitter

    ResponderExcluir
  10. RT @eulercoelho @Blogssertanejo obrigado pela lrmbrança,Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  11. RT @jiovani_quadros @Blogssertanejo obrigado somos a semente do sucesso da música, q florescem e dão frutos na voz de cantores consagrados de inicio d carreira

    jiovani_quadros @Blogssertanejo em um olhar,um toque, um sopro de vento, naquele segundo,ou anos depois, hoje, as marcas,conquistas,lembranças, nos inspiram

    jiovani_quadros @Blogssertanejo parabéns a todos nós e a pioneira @fatima_leao pelo sucesso #SENHA da @duplaPHeF e revelações de hoje @PaulaFernandes7 adoro

    ResponderExcluir
  12. MATERIA DE VALOR INESTIMAVEL AGRADECO MUITO PELO CARINHO COM OS COMPOSITORES DO BRASIL
    OBRIGADO DEUS SEMPRE

    ResponderExcluir
  13. RT @ANDERSONSOLO @Blogssertanejo MUITO LEGAL ADOREI BRIGADO MESMO #DEUSSEMPRE

    ResponderExcluir
  14. Geane Nunes - Rio de Contas - BA25 de março de 2011 às 13:37

    Concordo plenamente... e parabéns a todos os compositores brasileiros que parecem conhecer tão bem o nosso pensamento, pois escrevem tudo o que pensamos, sentimos, gostamos, etc, e parab´nes pelo blog!! Abraço!

    ResponderExcluir
  15. meu eu tenho loucuras pelas canções da rainha Roberta Miranda, está mulher com sua voz me deixa facinado..além de ser um grande ser. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  16. RT @RobertaMiranda1 @Blogssertanejo MEUS QUERIDOS...É SIMPLES ASSIM...O COMPOSITOR...É ( A..ALMA DO INTERPRETE)....

    ResponderExcluir
  17. Para quem comentou sobre o Sorocaba ele foi citado na matéria sim !!!

    ResponderExcluir
  18. ROBERTA MIRANDA É A MESMA ONTEM HOJE E SEMPRE COMPONDO E CANTANDO COM A ALMA A EXEMPLO DE SEU NOVO ÁLBUM SORRIR FAZ A VIDA VALER .
    PARABÉNS ROBERTA VC REALMENTE É A RAINHA DA MPB BEIJOS..
    ABRAÇOS NATALINO UBÁ MG

    ResponderExcluir
  19. OS COMPOSITORES COM CERTEZA SAO A ALMA DAS CANÇOES EU REALMENTE AMO AS CANÇOES FEITAS POR ROBERTA MIRANDA .POIS ELA RETRATA A VIDA E COISAS SIMPLES COMO UMA FLOR ELA TRANSFORMA EM CANÇAO E NOS ENCHE DE ALEGRIAS .

    MONIKASODI

    ResponderExcluir
  20. TODOS SÃO MARAVILHOSOS MAIS TODO QUE ROBERTA FAZ E CANTA EU ME APAIXONO. o NOVO CD SORRIR FAZ A VIDA VALEU É UMA PROVA VIVA DISSO, ME EMCANTO COM CADA LETRA QUE FAZ.
    MARCOS VINICIOS, UBERLANDIA, MG

    ResponderExcluir
  21. O compositor está para a música assim como a mãe está para o filho....(ele a gera) e quando ela nasce....quem tem boca pode cantar...(bem ou mal)
    O compositor veste seus sentimentos, revelando seus desejos,seus sonhos, expressando sua alma...
    E assim é a minha artista preferida, senhora Roberta Miranda.
    Ela que faz música, que canta, que é a própria canção....ROBERTA MIRANDA É A MINHA MÚSICA PREFERIDA.

    ResponderExcluir
  22. RT @fabiianalb @Blogssertanejo gostei da matéria, gostei mais ainda qdo fala da minha amadissima Roberta Miranda. ela é muito mara, )

    ResponderExcluir
  23. RT @LarissadeAbreu1 @Blogssertanejo boademais a matéria,ressaltando os novos compositores e sem esqçr os ,'grandes mestres'

    ResponderExcluir
  24. Todos os comentários sobre esta matéria que estão sendo enviadas para o nosso Twitter estamos postando aqui !!!

    ResponderExcluir
  25. Roberta Miranda e Fatima Leão são os maiores ícones da composição sertaneja. Artistas que nao gravaram nada dessas duas potencias não sabem o que paixão musical.
    Jeferson Dutra - Niterói - RJ

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo Post muito justo! As pessoas já vem admirando o papel de um compositor!

    ResponderExcluir
  27. @Robertoviolao
    Bom eu achei essa matéria muito boa mesmo e assim eu econtrei mais inspiração pra mim compor que eu tenho 2 músicas minhas e assim fiquei mais entusiasmado. Parabéns pela matéria. obg e abraços a todods...

    ResponderExcluir
  28. RT @sertanejotop10 @Blogssertanejo pô legal pra caramba,uma pena que vcs Tambem esqueceram Grande Nomes como Éverton Matos,Jairo Goes,Rivanil Euler coelho....

    sertanejotop10 @Blogssertanejo Só tem um Sucesso esses Caras tem mais de 50 pesquisem antes já que vão escrever sobre o Assunto mais achamos muito bom ....

    sertanejotop10 @Blogssertanejo terem lebrados dos Coitados dos Compositores que sempre são esquecido nos aqui da radio sabemos se temos o que tocar e...


    sertanejotop10 @Blogssertanejo graças ao compositores desse nosso Brasil injusto.

    ResponderExcluir
  29. RT @evertonmatos10 @Blogssertanejo Galéra muito boa a Matéria de vcs sobre nós compositores é isso mesmo da uma moral pra gente estamos precisando abraços.

    ResponderExcluir
  30. RT @fatima_leao @Blogssertanej`´E amesma importancia da poesia ! bjs

    ResponderExcluir
  31. RT @ligiianesouza_ @Blogssertanejo Maravilhoso texto ; Parabéns, e obrigada pelo reconhecimento do nosso querido Victor Chaves @victoreleo (:

    ResponderExcluir