quinta-feira, 17 de março de 2011

Trending Topics Sertanejo






Ao iniciar este texto, preciso deixar claro aos leitores não usuários de Twiter (rede social e servidor para microblog´s), os termos que serão aqui citados. Os Trending Topics ou TT's são uma lista em tempo real dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo todo, é possível filtrar a visualização por países ou cidades.
Mas o que tem a ver os “TT´s”, com o sertanejo e ainda mais estar nesta postagem?! Tudo, vejam o porquê.

No último dia 15 de Março duas músicas sertanejas foram lançadas na internet através de redes sócias (Twitter, Sites, Blog´s etc.) e as mesmas ao serem divulgadas, foram utilizadas ”hastags” (são aquelas palavras ou nomes com # 's na frente.).

Entre 11h30minh e 12h30minh, ocorreu a divulgação da primeira música, o mais recente trabalho de Marcos e Belutti “Dupla Solidão", os fãs começaram a comentar e a divulgar usando a hastag” Dupla Solidão”, em menos de uma hora a hastag foi parar nos Trending Topics Brasil. Isso fez com que todos do meio sertanejo, inclusive a dupla, se sentissem lisonjeados, afinal, para chegar nos “TT’s” à mesma palavra precisa ser repetidas várias vezes, por várias pessoas.
Mas isso não foi o bastante, no fim do dia o novo hit "Vamo Mexe", dupla Bruninho e Davi, que seguiu a mesma linha de divulgação (Twitter, Sites, Blog´s etc.) teve o mesmo fim, a tag usada foi #vamomexe, o que mais nos ‘espantou’ foi esse resultado tão rápido, pois a dupla é nova no mercado sertanejo, tendo menos de dois anos de trabalho, mas eles provaram que vieram pra ficar pois permaneceram 4 horas nos TT’s Brasil chegando até aos TT’s mundiais. E pensa que parou por ai? Não.
Pois no dia  (16) a divulgação ainda foi intensa e eles conseguiram novamente alcançar os primeiros lugares dos TT’s BR, dando mais alegria aos cantores, e a nós do sertanejo.

Isso tudo vem apenas para mostrar que a música sertaneja está quebrando barreiras sendo ela de raiz ou a da nova geração, que tem uma maneira mais ousada, desafiadora. E que a utilização de mídias sócias para a realização de marketing e campanhas de divulgação dá resultado, quando bem utilizada, porque nos dias de hoje é muito comum, receber informações através delas, e desta forma manter os leitores atualizados.

Não podemos comparar como eram realizadas as divulgações da época de Inezita Barroso, Tião Carreiro e Pardinho, Zilo e Zalo com atualmente, pois os recursos tecnológicos são outros. Mas devemos manter as tradições que foram aprendidas com esses grandes nomes do passado. A música sertaneja pode sim ganhar novos arranjos e formatos, mas nunca se deve perder a essência.

Finalizamos mostrando que Sertanejo e a Internet estão cada vez mais ligados, e que aos poucos, nós “caipiras” estamos ocupando nosso espaço com muito potencial!

Matéria por : Giseli Trauzola com a colaboração de Gabriela Bonafim

5 comentários:

  1. uhuuuuu..
    eles mereceeem, saao dimaaaaaaaaaais!!
    sem conta qe a musicaaa é um maximo néé?!

    Sou a fã nº 1 eles ja me conheceem, to sempre juntoo e tenho certeza qe eles nao param por aai naao!
    Como todaas as musicas essa nao vaai ser diferente
    mais um SUCESSO de BRUNINHO E DAVI!!

    beijooos e taamu junto sempre =]

    ResponderExcluir
  2. Matéria com coerencia e sem ficar lambendo o saco de artista.

    ResponderExcluir
  3. Quem escreveu esta materia? Gi? Muito boa!
    Pat Spínola

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Patricia, a matéria foi escrita por mim ( Giseli Trauzola ) com apoio e revisão da Gabriela Bonafim.
    Obrigada sua opinião é muito importante para o site.

    ResponderExcluir