domingo, 15 de agosto de 2010

TINOCO 75 ANOS DE CARREIRA E SUA BRILHANTE PARCERIA COM TONICO !!!



A dupla formada por João Salvador Perez ( Tonico ), nascido em São Manuel em 02 de março de 1917 e José Perez ( Tinoco ), nascido em Botucatu em uma fazenda em 19 de novembro de 1920.

No ano de 1930, a família vivia na fazenda Tavares, em Botucatu, os irmãos ouviram discos da série caipira de Cornélio Pires.

O amor pela música surgiu pela influência do avós maternos que cantavam na colônia, músicas embaladas ao som de uma velha sanfona. A primeira música que a dupla aprendeu a tocar foi  “ Tristeza do Jeca “ em 1925.

No ano de 1935 mais precisamente no mês de Agosto a dupla fez sua primeira apresentação profissional, juntamente com o seu primo Miguel, onde formavam o “ Trio da Roça “.

Tonico e Tinoco participavam das primeiras serenatas e festas da cidade de São João. Tinoco conta que eles trabalhavam o ano todo para poder fazer bonito nas festas e bailes, junto as caboclinhas.

Nesses bailes e festas ele conhece sua paixão Zula, filha do administrador da fazenda. O pai da moça proibiu o namoro dos dois e desse amor proibido surge a música “ Cabloca “.

Já em São Paulo, eles participam do programa de calouros da Radio Piratininga, apresentado por Chico Carretel.

Na Rádio Difusora o apresentador capitão Furtado estava sem um violeiro e promoveu um concurso para preencher a vaga. A dupla cantou “Adeus Campina da Serra “ e foram aplaudidos de pé. Todos pedindo para cantar novamente a dupla que era diferente, com afinação, fino e alto.

Neste importante concurso outras duplas conhecidas como Nhô Nardo e Cunha Junior, Serra Morena e Cafezal, mas o primeiro lugar foi indiscutivelmente da dupla Tonico e Tinoco.

A dupla, quando venceu o concurso da Difusora. E o auditório dizia: Estes sim que imitam o caipira de verdade!...

Contratados por três meses pela Rádio difusora o Trio da Roça e renovado por mais dois anos, neste intervalo o primo Miguel já não estava mais junto da dupla.

E assim começava a carreira de Tonico e Tinoco fazendo diversos shows por São Paulo e em 1944 gravam pela Continental o seu primeiro disco com a música entitulada "Em vez de me agradecê" (Capitão Furtado, Jaime Martins e Aimoré) lançada somente em Julho de 1975. Um fato engraçado aconteceu com a dupla durante a gravação desta música, eles simplesmente estouraram o microfone ao soltar a voz tão alto como faziam no sertão.

Como naquela época gravar um disco era muito caro o disco saiu somente com o Lado A e como forma de punição foram obrigados a fazer aula de canto para educar a voz.

O sucesso da dupla se deu com a gravação do hit “ Chico Mineiro”, consagrando definitivamente o nome de Tonico e Tinoco, isso porque quando foram gravar a música “ Chico Mineiro “ a gravadora informou a dupla que seria o último disco da carreira deles.

O programa na “ Beira da Tuia “ nome dado por Tinoco a um dos primeiros programas de rádio da dupla. Já com o fim da Segunda Guerra Mundial a influência cultural norte-americana se consolida em várias partes do mundo.

Em meados dos anos 40, a São Paulo provinciana dava espaço a programas de rádio sertaneja e já existiam boas duplas que dividiam o sucesso com Tonico e Tinoco.

Passando por 1950 onde a música sertaneja teve sua época de ouro, programas famosos surgiram como : "Brasil Caboclo" do Capitão Barduíno, "Onde Canta o Sabiá" do Comendador Biguá entre outros e muitas dúvidas surgiam, sua popularidade existia mas era limitada as apresentações de circos.

Mas para a felicidade da dupla a influência circense era muito forte e por onde passavam os circos levavam a dupla para apresentação. Compondo e gravando grandes sucessos e fazendo vários shows pelo Brasil.

A dupla além de cantar em rádios passam a se apresentar em diversos canais de TV de São Paulo e também tiveram um programa exclusivo na TV Bandeirantes.

Durante 40 anos se apresentaram em circos e teatros, são autores de diversas peças teatrais e fizeram vários filmes. Trabalharam em pelo menos 50 rádios do país e tiveram participação em diversos festivais de música pelo Brasil.

Infelizmente no ano de 1994 o nosso querido Tonico foi cantar com Deus em 13 de Agosto, após uma queda de uma escada em sua casa, mas a força e o amor de seus fãs deram forças para que Tinoco fosse se apresentar sem seu irmão e companheiro por mais de 40 anos e  suas modas nunca deixaram de ser ouvidas e encantar dos mais velhos até os mais jovens.Ao longo desses anos, os irmãos venderam mais de 50 milhões de discos e gravaram quase mil canções. Esse show em Guarulhos foi uma oportunidade para as pessoas ouvirem o maiores sucessos de um mito da música sertaneja.


Tinoco em 1995 formou dupla com Zé Paulo e em 1996 com Tinoquinho seu filho de coração e em 2004 ele lança um livro entitulado de " "Tinoco, um Herói do Sertão", que conta toda trajetória da dupla.


Tinoco está com 90 anos e fez uma apresentação domingo dia 15 de Agosto no Conservatório de Guarulhos para comemorar os 75 anos de carreira.

Ele se apresentou por cerca de 40 minutos acompanhado da Orquestra de violeiros “ Coração da Viola “, com cerca de 80 músicos de Guarulhos e Coral.


Parabéns Tinoco pelos 75 anos de uma carreira espetacular que emociona todas as gerações que acompanham a boa e velha música sertaneja.





Segue abaixo vídeo da música "Tristeza do Jeca"




Matéria por : Giseli Trauzola

Um comentário:

  1. Tenho programa Canto Caipira, juntamente com compadre Timoteoe Daniel Felipe.
    Tocamos só moda raíz, Sertão do Laranjinha, festa na Roça, cana verde e outras são muitas.

    Temos uma ouvinte na MOOCA que vem sempre para Itu, disse que a mãe dela mora bem perto do Tinoco. Ela chama Eliana.

    Quero saber se posso fazer uma visita.

    Forte Abraço

    Comadre Amelia
    www.novaitufm.listen2myradio.com

    Programa das 6 às 8 horas de seg. à sexta feira
    e domingo das 6 às 9 horas.

    ResponderExcluir