segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Itatiba recebe lenda viva do sertanejo de raiz




A partir da próxima terça-feira, dia 1 de novembro, estarão disponíveis no Museu 'Padre Lima' os convites para o show da lenda viva do sertanejo de raiz, o cantor Tinoco, que acontece no Teatro Ralino Zambotto no próximo dia 4 de novembro, às 20h. Os convites devem ser trocados por um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza). O Fundo Social de Solidariedade, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais da cidade, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo.

Parte da dupla Tonico e Tinoco, o cantor herdou o gosto pela cantoria dos avós maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi ‘Tristeza do Jeca’ em 1925.

Em agosto de 1933, a dupla fez sua primeira apresentação profissional, em 1942, em um concurso de violeiros na Rádio difusora de São Paulo, onde foram os mais aplaudidos e ganharam o concurso. A dupla foi batizada de ‘Tonico e Tinoco’ e durante 60 anos de carreira realizaram mais de 1500 gravações, 220 LPs de 78 rotações, 30 compactos simples e duplos, 76 LPs de 33 rotações, três CDs inéditos e 20 CDs remasterizados.

Participaram de sete filmes longa metragem e durante 40 anos se apresentaram em circos e teatros. Criaram uma companhia circense que realizava por todo o Brasil três sessões por noite. Foram autores de 25 peças de teatro circense. Trabalharam por 50 anos nas rádios e participaram da primeira transmissão da Televisão Brasileira em 1950. Grandes eventos e muitos prêmios, troféus e homenagens permearam a carreira destes talentosos irmãos que surgiram com o slogan ‘A Dupla Coração do Brasil’, com 150 milhões de cópias vendidas e 40 mil apresentações.

Tonico faleceu em 13 de agosto de 1994 e Tinoco continuou na estrada. Em 2006, comemorou seus 86 anos de vida e 70 anos de carreira.

"Itatiba tem a honra de receber Tinoco, com certeza a expressão máxima de nosso cancioneiro de raiz que rompeu fronteiras com suas melodias que tocam para sempre ‘o coração de nosso Brasil", disse o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Luis Soares de Camargo..



Serviço:

Itatiba recebe Tinoco

Sexta-feira, 4 de novembro, às 20h

Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho

Convites: Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: 4524-1264), a partir desta terça-feira, dia 1º de novembro, mediante a troca por produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza). Solicita-se que seja observado o prazo de validade dos produtos doados, horário e classificação dos espetáculos

Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário