terça-feira, 17 de julho de 2012

Coluna Pé Na Porta : Abre o Olho Concorrência




A dupla Marco Aurélio e Paulo Sérgio, lançaram ontem uma música que é se chama "Tá Na Hora". O objetivo desta canção é dar um "sacode" na falta de alma, amor, melodia da música sertaneja.

Hoje em dia é o que mais vemos no segmento sertanejo, são músicas que não dizem nada com nada e o pior de tudo que não tem letra, conteúdo entre outros pontos que já foram citados em outros textos escritos por nós.

Faz sentido cada verso que os compositores Marco Aurélio e Élcio Di Carvalho quiseram demonstrar ao escrever "Tá Na Hora". 

Mas ao ouvir a música  um ponto de contradição nos chamou a atenção. O arranjo usado está um pouco contraditório, se o objetivo era manter as tradições sertanejas e dar um tapa musical este item deixou a desejar.

"Ta Na Hora" ficou bem parecida com as modinhas que estão sendo gravadas atualmente, mais uma vez reforçamos, não estamos falando do quesito letra e sim do quesito arranjo/melodia, que sinceramente ficou parecido com as músicas comerciais da atualidade. 

No inicio da música ouvimos uma menção ao pagodes de Tião Carreiro, mas o que podemos ouvir quando a música é executada é uma presença forte de bateria e não da tradicional viola que é a marca registrada do sertanejo que está sendo defendido na letra. O pagode fugiu um pouco do que  é um pagode antigo.

Vamos dar um exemplo / comparativo de dar o recado e manter a linha da tradição.

Escutem a música " Não Toca Em Minha Vitrola" da dupla João Carreiro e Capataz no link (  Não Toca Em Minha Vitrola ) que em sua letra segue a mesma linha de critica ao novo mercado sertanejo e escutem a música "Ta Na Hora"   , entenderam o comparativo e a divergência nos arranjos.

Confira a letra de "Ta Na Hora " 



Tá na hora
(Marco Aurélio/Élcio di Carvalho)
Tá faltando alma sertaneja
Tá faltando som da viola
Tá faltando alguém levantar a bandeira
Que esse som de hoje não rola
Tá virando tudo comércio
Paga que eu toco na hora
Já botaram preço até no sucesso
Quem não tá no esquema, tá fora
Que que é isso, cantador?
Que que é isso, cantador?
Ter que arrumar a voz
No computador
Que que é isso, produtor?
Que que é isso, produtor?
Sua estrela tá mais alta
Que a do próprio cantor
Isso sem falar do comprador de canção
Que sai falando que é compositor
E dos “bão”
Tá na hora, tá na hora
De escutar modão de verdade
Uma guarânia, um chamamé
Xote, bolero, e um arrasta-pé
E um batidão daqueles
Da gente suar dançando com a mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário