terça-feira, 5 de junho de 2012

Coluna Pé Na Porta : " Boas maneiras em redes sociais, se você é famoso as principais gafes que você não pode jamais cometer"



O motivo que tivemos para começar a escrever este texto, é que gostaríamos de alguma forma deixar uma mensagem positiva e que sirva como exemplo a quem já fez e quem um dia estiver prestes a fazer este tipo de "gafe" nas suas redes sociais.. 

Quando você é um anônimo, você pode escrever pensamento, situações, besteiras etc, mas mesmo assim você sempre procura de uma forma polida expressar-se, pelo menos 90% das pessoas com um pouco de juízo fazem isso. 

Por diversas vezes (e não foram poucas vezes), tivemos sertanejos envolvidos em bate-bocas com fãs, seja em defesa de alguma situação, que o mesmo julgue estar correto ou devido a algumas situações em shows. Ou até mesmo por não estarem no seu melhor dia e acabarem explodindo com qualquer um. 

Porém o motivo maior que nos fez escrever este texto é ver alguns artistas que com palavras ríspida  acabam magoando seus fãs.  Ah, mas tem hora que o artista perde a linha e acaba saindo do sério, claro que sim, afinal o artista é uma pessoa comum, que chora, sorri, tem problemas ou seja é humano. Mas o ponto em questão é, você é uma pessoa pública e precisa cuidar da sua imagem e este ponto cabe a um grande personagem ajuda-lo, o "assessor de imprensa", ele é responsável por manter a integridade da imagem do artista ou seja faz parte de sua função orientar seu artista a não cometer este tipo de gafe.

Até que ponto vale a pena ter seu nome envolvido nestes tipos de "briguinhas" ? Não seria mais fácil não responder ao invés desta tão polêmica exposição, que por muitas vezes é desnecessária. 

O fã é o  combustível principal no seu sucesso, ele é quem vai divulgar com toda enfase sua música nova, defender você com unhas e dentes,  e é este tipo de recompensa que você daria a ele ? 

Existem casos e casos logicamente, não estamos falando aqui dos denominados "Talifãs", mas no exemplo citado estamos falando de fãs que realmente amam o artista, que dão suas vidas por aquele simbolo de perfeição que ele tanto admira. 


Abaixo alguns itens que consideramos essencial para um bom relacionamento nas redes sociais : 

  • Nunca ofender um fã, quando o mesmo fizer qualquer demonstração de carinho ( pedir um oi, um beijo), se você não quer fazer esta ação, simplesmente não responda.

  • Nunca jamais , nunca jamais seja autoritário, arrogante quando uma determinada informação acabar vazando na Internet e este seu fã tiver divulgado, caso não seja o momento certo da ação de divulgação, use as mensagens diretas ( DM, Chat do Facebook etc ) para informá-lo.

  • Não exponha sua vida pessoal em redes sociais, caso não queira ouvir comentários e até mesmo ser cobrado por seus seguidores/fãs ( A rede social é sua, concordamos plenamente, mas você é uma pessoa pública, lembre-se disso). 

  • Quando não estiver num dia muito bom, evite utilizar as redes sociais. 

  • Quando não souber como resolver determinada situação, busque ajuda, antes de se envolver nestas picuinhas.



E não vamos dar nomes aos bois,  não vem ao caso aqui citar quem anda fazendo este tipo de "borbulho", o objetivo é criticar de uma forma bem superficial  a atitude de alguns colegas do meio artístico e servir de exemplo aos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário