sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mentiras ou Verdades, Fatos ou Boatos ? ! Prós e os Contras da Tecnologia






Hoje é dia primeiro de Abril, mais conhecido como dia da " Mentira ". No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

No segmento sertanejo já aconteceram fatos parecidos com o exemplo de Dom Pedro, citado acima. O fato mais recente aconteceu com a dupla Guilherme e Santiago. Durante essa semana circulou um e-mail "vírus ", com a notícia do rompimento dos cantores, confira no link : ( http://t.co/51Y8HrQ )

Victor da dupla Victor e Leo, também foi alvo dos pseudos "boatos " ou mentiras que são plantados na internet, o cantor de uma forma irreverente fez até poesia para sair desta situação que muitas vezes causa desconforto e muita dor de cabeça. ( http://migre.me/49X9K ).

Luan Santana virou o assunto mais comentado no Twitter mundial quando um boato dizia que o cantor havia falecido, causando diversos comentários de fãs preocupados e de pessoas fazendo brincadeira relacionadas ao boato. Ex : " Luan Santana Morreu : A) Atingido por um raio da saudade. B) por um meteoro da paixão. C) Uma explosão de sentimentos” foram um dos comentários mais divulgados, chegando ao Trending Topics no Twitter ( confira matéria que realizamos sobre o lado positivo da internet - http://t.co/YecAtim ).

Em Janeiro de 2011, o cantor Renner também foi vítima de uma dessas mentiras plantadas na internet. Nesse caso uma fã utilizou um perfil do twitter (@RennerOficial) para espalhar a falsa notícia que o cantor havia morrido.

Nos dias de hoje, a internet e as redes sociais permitem que uma informação se espalhe com uma velocidade incontrolável, quando usadas para o bem ( divulgação de músicas, trabalhos, novos projetos) são excelentes ferramentas, mas uma vez usadas para lançar boatos e mentiras, acabam contribuindo para denegrir a imagem de uma pessoa causando transtornos.

São os prós e os contras da tecnologia. Estes são apenas alguns exemplos que citamos para demonstrar o impacto que uma ação irresponsável pode ocasionar.


Matéria por : Giseli Trauzola com colaboração de Talita Galero

Um comentário:

  1. Comparando, por trazerem uma maior facilidade para o dia-a-dia, acredito que os meios tecnológicos trazem mais pontos positivos do que negativos. Contudo realmente não dá para acreditar em exatamente tudo que se lê, é preciso analisar e verificar a veracidade das informações e principalmente quando se refere aos artistas, o ideal é que se veja a versão do próprio artista. Vale ressaltar que a credibilidade é importante em qualquer meio e certamente quem preza pela verdade ganhará muito mais com isso, pois não gerará apenas um interesse momentâneo, mas sim admiradores a longo prazo. Interessante a postagem do blog, parabéns!

    ResponderExcluir