terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SOROCABA É A NOVIDADE DO RANKING DE DIREITOS AUTORAIS NAS FESTAS JUNINAS DE 2010 !!



Pelo segundo ano consecutivo, o rei do baião Luiz Gonzaga foi o autor com o maior rendimento de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010. O levantamento do Ecad aponta que a tradição ainda impera no festejo. As músicas mais tocadas no período foram “Festa na roça”, Pula fogueira”, “Olha pro céu”, “O sanfoneiro só tocava isso” e “Quadrilha brasileira”.

A novidade do ranking é o segundo colocado: Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba. O artista é compositor de grandes sucessos, como "Paga-Pau", interpretada pela dupla; e também de hits de outros cantores, como “Meteoro”, sucesso na voz de Luan Santana.

Apesar de Sorocaba também estar em evidência como cantor, há vários casos em que autores de músicas juninas não são conhecidos pelo grande público. “Por isso a retribuição autoral é tão importante, pois beneficia principalmente o compositor, o criador da obra. Muitas vezes ele aguarda ansiosamente essa época do ano para receber seus direitos autorais, já que músicas típicas, como as de quadrilha e baião, não costumam tocar nas rádios durante o ano”, lembra o gerente executivo de Distribuição, Mario Sergio Campos.

No terceiro lugar do ranking dos artistas que mais receberam direito autoral no período está Tato, do Grupo Falamansa, autor de diversos sucessos, como “Rindo à Toa” e “Xote dos Milagres”. O vocalista revela que no período junino chega a fazer cinco shows por dia. ”Eu busco muito, preciso do direito autoral para sobreviver e, assim como eu, artistas que não são intérpretes precisam mais ainda do direito autoral. O direito autoral é um direito nosso”, declara Tato, que participou da campanha "Vozes em defesa do direito autoral. E que vozes!", criada pelo Ecad.

Titulares com maior rendimento de direitos autorais nas festas juninas de 2010:




Fonte : ECAD

Fotos : Maurício Antônio

Postado por : Giseli Trauzola

5 comentários:

  1. eeehhh desde quando festa junina pessoal toca Sorocaba em festa junina..so rindo

    ResponderExcluir
  2. Ué meu querido vai discutir com o Ecad. Estão falando do Sorocaba " COMPOSITOR " e não somente do cantor.

    ResponderExcluir
  3. mais do que merecido, Sorocaba só está colhendo os frutos de seu abençoado talento, não só como compositor, mas, também como cantor junto com o Fernandinho, vozes que alegram e emocionam.

    ResponderExcluir
  4. Concerteza se eles tem talento,nada mais justo do que ser reconhecido!!

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida é muito mais do que merecido... pois o Soroca é um dois maiores compositores desse país... O Soroca e o Fernandinho merecem isso e muito mais pq o sucesso deles é enorme e ainda tem muito mais o que crescer... sou uma super fã deles e não tenho vergonha de falar e nem de defender eles pois eles merecem serem defendidos e o talento deles muito bem reconhecido sim... :P

    ResponderExcluir