segunda-feira, 18 de abril de 2011

44ª FESTA DA UVA DE LOUVEIRA COM SERTANEJOS !




A 44ª edição da Festa da Uva e a 1ª ExpoCaqui de Louveira vão ser realizadas entre os dias 30 de abril e 15 de maio, somente aos sábados e domingos, na Área de Lazer do Trabalhador.

Entre as atrações musicais estão programados shows regionais e nomes de destaque do mundo sertanejo como Zezé Di Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano e Daniel. O público também vai poder conferir shows de samba e pagode com o grupo Sorriso Maroto e Alexandre Pires e o forró fica a cargo da banda Calcinha Preta.

Entre os vários atrativos da tradicional festa estão exposição e venda de frutas, venda de vinhos, artesanatos, parque de diversões, mini shopping e praça de alimentação. O evento também oferece três opções de passeios pela zona rural da cidade, com acompanhamento de guias que vão contar a história de Louveira e os visitantes também podem conferir a beleza dos campos cultivados.

Histórico

A primeira edição da Festa da Uva de Louveira foi realizada em janeiro de 1956 com três objetivos principais: celebrar a safra, realizar uma confraternização envolvendo e aproximando as comunidades agrícolas e urbanas do município, e divulgar a qualidade da uva Niagara, uma variedade característica da região que pelo trabalho de gerações de viticultores é hoje, ao lado da uva Itália, a variedade mais consumida no Brasil, sendo cultivada em boa parte do território nacional.

A Niagara Rosada surgiu de uma mutação da uva Niagara Branca (oriunda do Estado americano do Alabama) ocorrida em 1933 no bairro do Traviú, que na época pertencia ao então Distrito de Louveira, município de Jundiaí.

A história oficial conta que o produtor Aurélio Franzini, patrono de tradicional família que hoje reside no bairro da Abadia, foi o autor da descoberta de cachos de cor rosada em um galho de uma planta de uva Niagara Branca cultivada nas terras do Comendador Antônio Carbonari. No mesmo ano, uma mutação semelhante ocorreu nos parreirais da Família Gumiero, também em Louveira.

Muitos afirmam que a verdadeira disseminação da Niagara Rosada pela região partiu de ramos doados aos viticultores da época pela família Gumiero. Esse fato histórico aliado ao trabalho de famílias tradicionais de viticultores (com destaque para a família Pagotto) tornaram Louveira uma das referências de qualidade para a uva Niagara Rosada.



Confira a programação de shows:


30/04 – Sorriso Maroto
01/05 – Daniel
07/05 – Alexandre Pires
08/05 – Calcinha Preta
14/05 – Zezé Di Camargo e Luciano
15/05 – César Menotti e Fabiano

Informações :

44ª Festa da Uva de Louveira e 1ª ExpoCaqui

Local: Área de Lazer do Trabalhador. Rodovia Romildo Prado, Km 01, Louveira

Datas: 30 de abril; 1, 7, 8, 14 e 15 de maio

Horário: das 10 horas até meia-noite

Entrada: gratuita até as 17 horas. Depois deste horário será cobrado ingresso de R$ 5

Informações: (19) 3878-4222

Fonte : Assessoria Imprensa Louveira
Fotos : Divulgação

3 comentários:

  1. nossa to dentro, sabado estarei la quero ver o show domeus qrandes e eternos idolos...zezé e luciano...amo de paixao....lindos.....cristina.de campinas

    ResponderExcluir
  2. zeze e luciano seuuus lindoo, estarei lá *...*

    ResponderExcluir
  3. eu fuiiiiiiii!! Zezé e Luciano, bom demais da conta!!!! gostaria de saber em qual site vão sair as fotos do show e do camarim!! pleaseeee!

    Érica - SP

    ResponderExcluir