domingo, 13 de fevereiro de 2011

DAMA DA MÚSICA CAIPIRA GRAVA SEU PRIMEIRO DVD APÓS 60 ANOS DE CARREIRA !!


A cidade de Campinas recebeu na última sexta - feira (11), a cantora e compositora Inezita Barroso, para a gravação do seu primeiro DVD ao longo de 60 anos de carreira, destes, 31 dedicados ao programa “Viola minha Viola” da TV Cultura e mais de 80 LP´s gravados.

A gravação aconteceu na "Associação Esperança e Vida”, juntamente com a 13ª Festa na Roça, fazendo parte da comemoração dos 21 anos da ONG que cuida de pacientes portadores de HIV e dependentes químicos e álcool.

A “cantora Iara do “Trio de Ouro” (Pontelli, Dorinho e Iara), visivelmente emocionada nos contou como surgiu esse convite:” Eu participei do programa da Inezita e perguntei quantos DVD´s ela já havia gravado e para minha surpresa ela me disse que nenhum, foi quando perguntei a ela que se eu conseguisse o local ela faria e ela imediatamente aceitou. Voltei para Campinas e entrei em contato com a Associação e graças a Ana Donda e a presidência da ONG, hoje estamos realizando este sonho da minha amiga e grande cantora Inezita ".

Inezita nos recebeu momentos antes de iniciar a gravação e nos contou sobre sua expectativa do projeto “Eu nunca pedi nada, pois acredito que tudo que acontece no tempo certo e eu também já possuo muitos discos e tem muita gente que já tem DVD gravado, nunca tive essa curiosidade de fazer um trabalho deste tipo e também não havia surgido oportunidade. Muitas pessoas haviam me prometido, mas nunca ninguém levou o projeto até o final” disse Inezita.

Perguntamos sobre duplas que buscam manter as tradições e as raízes da música caipira, usando os recursos tecnológicos de hoje, porém sem esquecer-se de manter as tradições “Existem boas duplas surgindo, mas tem muitos que estão esquecendo-se de cantar e por muitas vezes fazem dublagem - Ou canta ou não canta?!”. Afirmou a cantora.

"Alguns artistas estão esquecendo a essência da música, utilizando essas baterias barulhentas, fiquei sabendo que em Minas Gerais no ano passado na Folia de Reis, foi usado carro de som e gravador, essas músicas da Folia de Reis não são músicas para se dançar e sim para se rezar e ter respeito à cultura e a tradição da verdadeira Folia de Reis. Tenho muito orgulho de ver essa nova geração que está surgindo, através de crianças que estão cada vez mais se interessando e mantendo as raízes do sertanejo e da música caipira, mas ainda falta a magia e a poesia que existia antigamente. Minha bisneta Luana de apenas 10 anos está começando a cantar e a tocar violão e até compor ela já começou e isso me da muitas esperanças, verem que a tradição e a continuidade do meu trabalho estão sendo mantida. Fiquei muito feliz, quando ouvi, me emocionei demais.” enfatizou a cantora

O DVD estava previsto para ter 21 músicas, o repertório foi trancado a sete chaves pela cantora e sua orquestra “Regional Viola”, que fizeram a introdução quando Inezita entrou no palco interpretando” Boiadeiro Errante”.

Foram gravadas canções como “Colcha de Retalhos”, “O que tem a Rosa”, “Flor do Cafezal” e “Sonho de Caboclo”. Inezita contou a história da música “Ronda” que apesar de não ser uma canção que faz parte de seu repertório é muito importante em sua história, ela foi a primeira cantora a gravar esta canção em seu formato original.

Era possível perceber a emoção e a felicidade que ela estava sentindo tanto que em alguns momentos pequenas pausas eram feitas e o público presente segurava em coro as canções.

Momentos engraçados foram registrados durante a apresentação na música “Bonde Camarão”, nem mesmo Inezita se segurou e caiu na risada enquanto interpretava a canção. Teve até “puxões de orelha “ , quando a cantora estava começando contar a história da música " Negrinho do Pastoreiro " os músicos do Regional Viola, não perderam a oportunidade de fazer “molecagens”, devido à presença de um cavalo e do músico ao lado do cavalo que se identificou com o " Negrinho " da canção e começou a rir e interagir com os demais músicos. “Não dá pra falar sério com vocês, essa história é muito triste e vocês ficam fazendo essas” molecagens “. disse a cantora rindo. E sobrou para Joãozinho ( maestro do Regional),que carinhosamente levou um belo " puxão de orelha ".

Entre o publico presente era praticamente impossível não notar a presença de Dona Jaíra uma senhora muito especial e iluminada. Fã da cantora a muitos anos, Dona Jaíra estava muito ansiosa para ouvir a música que é um dos grandes sucessos de Inezita “Lampião de Gás”.

Após um breve intervalo, o público presente foi avisado que a cantora teve uma queda de pressão e havia retornado ao hotel e não daria seqüência às demais canções que estavam previstas no projeto, incluindo “Lampião de Gás”, foram gravadas 13 canções entre as 21 que estavam previstas. “Pessoal, infelizmente por conta da idade e do calor a nossa cantora passou mal e voltou ao hotel. Em nome de todos peço desculpas pelo fato, mas acredito que todos vão entender que estas coisas acontecem ainda mais devido a idade que ela tem” disse Marcelo (produtor e sobrinho da cantora). O público aplaudiu mesmo com tristeza pela interrupção do show o sobrinho e produtor de Inezita.

O show não podia parar e a orquestra “Regional Viola” na voz de Joãozinho interpretou o grande clássico um dos mais esperados da noite” Lampião de Gás”.

Dona Jaíra, ficou um pouco triste, mas curtiu a música e disse que estava muito feliz em poder fazer parte deste momento tão especial da carreira da “Dama da Música Caipira” e fez questão de contar como conheceu Inezita, comentando sobre o incidente: ” A conheci em Uchoa, era aniversário da cidade e ela foi cantar no clube na festa de aniversário da cidade. Na nossa idade é normal ter estes problemas, a minha pressão hoje cedo estava quatorze por oito e agora to aqui firme e forte” - disse sorrindo.

Todos os presentes foram recompensados com a apresentação de Durval e Davi, Duo Ciriema, Poeta e Jacira e o Trio de Ouro que fizeram o encerramento da 13ª Festa na Roça.

E uma notícia vazou nos bastidores de que está sendo preparado para junho um novo DVD, esse sim de grandes proporções e com participações mega especiais, entre eles Renato Teixeira, Almir Sater e do cantor Daniel, além de 70 músicos formando uma grande orquestra. São especulações, já que a indisposição de Inezita fez com que toda a sua produção se preocupasse e repensasse se é viável outra gravação.

Se realmente acontecer, o palco dessa vez será o auditório do Ibirapuera em São Paulo e muito há de se fazer até lá, inclusive pensar em até dividir as gravações em dois dias. O DVD gravado em Campinas deverá ficar pronto no segundo semestre, o segundo se ocorrer, sairá em 2012.

Torcemos pelo pronto restabelecimento da cantora e que seus fãs possam desfrutar deste registro o quanto antes e que novos projetos como este sejam realizados.

Nossos agradecimentos a toda equipe da cantora, ao pessoal da ONG “Associação Esperança e Vida” e todos os responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto.

Matéria por : Giseli Trauzola e Daniela Teles Martins
Fotos : Giseli Trauzola / Daniela Teles Martins e EPTV.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário