sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coluna Backstage " Eles Fazem Acontecer " José Renato Mioto




A Coluna Backstage desta semana atendeu aos pedidos que nos foram enviados e foi até a cidade de Americana conversar com José Renato Mioto, guitarrista, violinista e produtor musical da dupla João Carreiro e Capataz.

Nascido na cidade de Estrela D`Oeste, interior de São Paulo, o jovem produtor contou um pouco de seus trabalhos com a dupla João Carreiro e Capataz e sua atuação na banda.

Zé Renato, como é conhecido entre os amigos, é responsável por todos os arranjos musicais e as ousadias gravadas pela dupla.

Confira com exclusividade a história de José Renato Mioto :


Quando você começou a trabalhar com música ?

Eu comecei a trabalhar com música um pouco tarde, com 17 anos, mas minha família tem uma influência bastante grande na música, praticamente são todos autodidata, todos possuem uma facilidade enorme para aprender sozinho a tocar.

Comecei com banda de baile, fui tocando até entrar no sertanejo. Passei por várias duplas como Maycon e Renato, João Vitor e Ricardo, até chegar no João Carreiro e Capataz



Quanto tempo você está junto com João Carreiro e Capataz ?


Em Maio fez dois anos que estou trabalhando com a dupla.

Quais são suas funções dentro da banda e da equipe João Carreiro e Capataz ? Como é trabalhar com a dupla ?

Eu sou responsável pelas produções dos shows e atualmente estou fazendo também as produções de estúdio da dupla. Produzi-los é um desafio. Eles possuem uma linguagem diferente e ousada, o que torna o trabalho mais desafiante e muito bom de ser executado.Temos total liberdade para realizar as produções, inovar. As músicas de João Carreiro e Capataz buscam uma linguagem, arranjo diferente e isso é muito bom, da muita abertura para criação e inovação.

Na parte de preparação dos CDs, eu desenvolvo toda a parte instrumental, estou sempre com o João Carreiro criando e auxiliando na preparação dos arranjos, o bom de trabalhar com o Jõão Carreiro é que os arranjos fluem muito fácil, devido a sua musicalidades através das letras.

Já na parte do show, eu procuro estar ligado a tudo, desde a execução dos arranjos da banda até  parte técnica, fogos, equalização, os fones da dupla, eu procuro estar sempre perto deixando tudo perfeito para eles.

Falando um pouco das produções dos CD´s a parte mais voltada ao estúdio, como está a preparação para este projeto do CD Caipira, como será o repertório ?

Geralmente é o João Carreiro que escolhe o repertório. Ele quis fazer este projeto porque a essência deles é o sertanejo raiz, caipira, ele conhece muito. Ele montou todo o repertório, como tem muitas composições de músicas caipiras, montamos este projeto.

Ao mesmo tempo não poderíamos deixar de fazer um trabalho mais comercial, este projeto consiste em dois CDs, um só com músicas caipiras e outro mais comercial.

Este CD será de composições inéditas ou terão regravações ?  E quais os novos projetos da dupla, existe a possibilidade de um novo DVD  ?
Inicialmente, neste projeto teriam quatro músicas que não são composições do João Carreiro, mas como ele possui uma facilidade enorme para compor, o projeto já está com 27 músicas prontas que vamos selecionar para montar o repertório.

Por enquanto não teremos nenhum novo projeto voltado a DVD. Eles querem trabalhar este dois CD´s e mais pra frente preparar um DVD com estes dois trabalhos.

Quais são as inspirações musicais?

Minhas inspirações musicais são variadas, desde guitarristas como Frank Gambale, Guthrie Govan, Eric Johnson e Jimi Hendrix, bandas como Toto e Casiopea. Também gosto muito de pesquisar ritmos regionais e a maneira como os músicos o executam!

Se não fosse seguir a carreira musical o que faria ?

Eu adoro Psicologia, um dia, quando eu tiver mais tempo, eu pretendo estudar nessa área.

Como você se prepara e se atualiza para estar dentro das tendências que o mercado musical vem buscando?

Na verdade, trabalhos de expressão mesmo que eu me sinto a vontade de fazer é a produção musical, eu produzo outras duplas quando dá tempo, mas desafiador mesmo são os projetos dentro da dupla João Carreiro e Capataz. O João me da uma autonomia para ousar, tudo o que eu não faria num CD normal, com eles eu consigo fazer. As letras que ele compõe pedem uma coisa mais ousada, mais inovadora. Um exemplo é a música " Mangueira ", que pedia um diferencial, onde um cara com o tom de voz do João começa cantando e tendo a introdução de um cavaquinho? " Roqueirinha ", na minha cabeça eu usaria menos guitarra e ele durante o arranjo incentivou o uso das guitarras e assim vai.

Em nome do Sentimento Sertanejo, agradecemos a oportunidade de mostrar aos fãs da dupla João Carreiro e Capataz e também do produtor José Renato Mioto um pouco do trabalho que ele desenvolve dentro da equipe.


Entrevista : Giseli Trauzola, Talita Galero
Fotos : Talita Galero






Nenhum comentário:

Postar um comentário