sábado, 4 de dezembro de 2010

"É PRA ROER TODO O QUEIJO DE MINAS" - JOÃO CARREIRO E CAPATAZ EM CAMPINAS !!!


A cidade de Campinas recebeu pela primeira vez, na última quinta - feira ( 2 ), uma dupla, que tem sido destaque nos comentários entre os criticos da música sertaneja. Não por seguirem a linha do atual sertanejo, o nomeado "universitário", e sim por resgatar os valores da música raiz sertaneja, realizando uma mistura diferenciada em seu repertório.

Estamos falando da dupla que tem o título de " Bruto , Rústico e Sistemático ", que também é uma das músicas de sucesso do repertório do atual CD da dupla  " João Carreiro e Capataz ".

Fizemos uma entrevista com eles e conhecemos um pouco destes 8 anos de carreira . Isso mesmo ! A dupla tem 8 anos de história e está lançando o seu sexto trabalho, o segundo pela gravadora Som Livre , os demais eram todos independentes. A entrevista foi marcada por momentos de muita descontração e muitas risadas, devido a simplicidade e humildade desses meninos de Cuiabá.

Quando entramos no camarim, para começar a entrevista João Carreiro estava tomando água, e em clima de brincadeira, comentamos " Não fiquem tomando muito da água dessa cidade, pois todos dizem que é perigoso tomar a água daqui ".  SS.

" Será ! Nós até já comeu desse povo também moça ! ( risos ). Com nós não tem dessa não, nós já experimentamos de tudo ! ( risos ), disse João Carreiro, de forma bem descontraída.

Capataz é formado em Direito e quando questionamos o motivo dele ter abandonado a profissão e seguido como cantor ele prontamente, nos explicou : " Eu larguei a profissão de Direito, por que eu queria ser delegado. Eu ia matar demais os outros ( risos ) e Deus me abençoou demais pra eu ficar cantando. ( risos ).

João Carreiro que é formado em Administração de Empresas, contou que também abandonou a profissão e foi pra música : " Eu não ia ser isso ai hora nenhuma moça ! Eu só tinha que me formar mesmo, por que minha mãe ficava implicando comigo e ai eu dei o diploma pra ela lá e num sei o que ela fez com ele não. Senão a gente ia enrolar um fumo nele e pita ! ( risos ).

"O nome da dupla foi inspirado em Tião Carreiro e Pardinho, unindo o nome de batismo de João, ao nome do ídolo, e Capataz foi o que mais associou com o nome " Carreiro ". comentou João .

Os nomes de batismo de João Carreiro e Capataz são : João Sérgio Batista Corrêa Filho ( João Carreiro ) e Hilton César Serafim ( Capataz ).

A dupla foi formada em 2002 em Cuiabá - MT, cidade natal dos dois, através do tio do João Carreiro o
" BIJUUU " - gritou Capataz . " O Bijú que nos apresentou, e de lá pra cá a gente está na estrada, e eu sou muito grato ao João Carreiro, por que ele já trabalhava na música, na noite e eu não. A primeira vez que eu comecei a cantar profissionalmente, foi com ele. E é muito melhor cantar do que trabalhar viu moça !! ( risos ) - enfatiza Capataz.

O início de carreira foi bem complicado, com muita luta e dedicação como todos que estão começando. '' Nós ainda encontramos um pouco de dificuldade nas rádios FM´s, em aceitar nosso trabalho, que tem um estilo bem diferente das outras duplas do mercado. É muito forte o jeito de cantar , nossas letras são bem diferentes, mas devagarzinho o povo vai acostumando. Nós vamos chegando do nosso jeito, devagar, mostrando nosso som e nós temos um público bem fiel. Nada de números muito grandes, podemos dizer assim, mas que sempre acompanhou nossos shows e sempre defendeu nossa música e isso sem estar tocando em FM´s. " - explica João Carreiro

No último trabalho, gravado por João Carreiro e Capataz, tem uma música que nos chamou bastante a atenção " O QUE SERÁ QUE NÓIS NÃO TEM ? ", onde questionamos a dupla se essa música reflete a realidade do ínicio de carreira deles. " Todo mundo passa por essas situações que a música fala. Até é interessante que uma vez, nós fomos gravar um programa e essa música não tinha nem sido gravada ainda e eu peguei e cantei. Um monte de duplas pediu para que cada um gravasse um pedaço dela. Mas nossa história foi assim, certa vez a gente estava voltando de um show e que não tinha muita gente, não tava dando muito certo e estava escutando umas rádios. Passa uma rádio e passa outra e uns caboclos cantando, que no nosso conceito eram ruim demais. E ai falamos mas o que será que acontece com a gente, que o povo não toca, será que a gente é ruim também ? E o que será que nós não tem ? Eu virei e falei , olha isso acaba dando moda. E assim o negócio deu certo e fizemos essa moda para dar uma divertida." - explicou João Carreiro.

A dupla está lançando o sexto trabalho e o primeiro DVD, em 2007, eles gravaram uma música invertendo as vozes, onde Capataz fez a primeira e João a segunda. Essa foi uma das perguntas que recebemos por e-mail: essa inversão poderia acontecer novamente ?
" Na verdade eu só comecei cantando e depois invertemos, isso quem sabe algum dia, se o João Carreiro fizer uma moda pra mim de novo eu canto outra ( risos ). Nós brincamos bastante no show. Se fica bom a gente não sabe, mas a gente faz ( risos ) - comentou Capataz

Uma das músicas que a dupla lançou " Roqueirinha ", gerou algumas polêmicas, onde alguns sites e críticos, escreveram que a música é ruim e que foge do propósito da dupla João Carreiro e Capataz, nós perguntamos a dupla o porque de tanta polêmica e crítica em torno desta música. " É bobeira, isso ai é como diz o outro : " Pode falar , nós somos bom ou ruim , falando de nós ta valendo ". Mas o negócio é o seguinte : "  Falando bem a verdade, a maioria das pessoas não conhecem a carreira e nem a trajétoria de João Carreiro e Capataz, igual nós falamos, temos 8 anos de carreira e 6 trabalhos gravados. As pessoas querem julgar o trabalho por uma música e não é por aí. Se for ver bem, vamos colocar nomes de peso no assunto. Tião Carreiro e Pardinho gravaram na minha opinião, músicas não tão boas ( e olha que eu sou apaixonado por eles ), Raul Seixas ( que sou apaixonado ) e ele também gravou músicas que não são tão boas. Então nós somos seres humanos e gravamos músicas que foi bom para uns e ruim pra outros e vamos tocando o barco porque fazemos músicas por que a gente gosta. " - concluiu João Carreiro.
Carlos Miranda ( produtor musical do programa do SBT " Qual Seu Talento ?" ), deu uma declaração sobre a dupla  " É um milhão de vezes mais interessante do que muitas duplas do mercado. Eles estão na contramão. Sabem usar a raiz muito bem e ao mesmo tempo modernizam com a pegada forte ".
 
A dupla comentou sobre essa declaração " Como já dissemos nós somos os mais diferentes, eu acho, que tem no mercado. Não estou dizendo que somos os melhores, nem que é bom ou que é ruim , mas que somos diferentes, isso nós somos. Nosso jeito de cantar, é o jeito antigo. É o jeito de Tião Carreiro e Pardinho, Ronaldo Viola, é o jeito desse povo da viola caipira. Temos um instrumental moderno também, porém como somos apaixonados em viola, fazemos questão de colocá-la em nossos discos. E como você percebeu eu falo errado, e não tenho vergonha disso, entendeu. Por que estudar eu estudei, mas eu não gosto de falar certo. Essa cultura de caboclo do interior nós gostamos de estar deixando marcado e mantendo em nosso repertório." - conclui João Carreiro
 
O DVD que foi gravado em novembro de 2009, que está sendo lançado agora em 2010, foi uma experiência única para a dupla " Nós fizemos este trabalho, foi a realização de um sonho, todo artista sonha em ter um DVD. E nós temos um DVD, grandioso , de primeira linha, com nível de artistas de ponta. No começo ficamos até com medo, pelo tamanho do trabalho e de dar esse grande passo, pois tudo que fizemos é sempre com os pés no chão, bem planejado. Fizemos pensando no nosso público, foi uma mistura dos nossos 8 anos de carreira, tem músicas do começo e até ao quinto trabalho. "
 
O trabalho da dupla é feito na maioria deles por música compostas por João Carreiro ?. " As letras são minhas, porque o João Carreiro , tem a letra feia demais. ( risos ). Mas quem compõe na dupla é o João Carreiro. Diz Capataz.
 
O show teve ínicio por volta de uma e meia da manhã com a música " Faculdade da Pinga", todas as músicas foram acompanhadas em coro por todo o público presente, "Xique Bacanizado", "É Pra Cabá", "Bruto , Rústico e Sistemático",  "Preta", "Descartável" e uma regravação da música " Exagerado ", entre outras músicas e modas que estão presentes no show da dupla não deixaram ninguém parado.
 
João Carreiro e Capataz, tem uma presença de palco marcante e uma desenvoltura, onde não se consegue ficar parado. " Eu tive aulas com o Michael Jackson - brinca João. Quando estamos no palco, esteja bom ou ruim nós queremos é diversão, pois estamos fazendo o que a gente gosta. " Completa João Carreiro.
 
A impressão e muito boa impressão que fica da dupla ao Sentimento Sertanejo, é que eles não são " Brutos , Rústicos e Sistemáticos " e sim pessoas especiais , humildes , sinceras e com o coração cheio de carinho ao seu público e que fazem seu trabalho com amor e com muita devoção, pois fazem o que realmente amam fazer.
 
Não estão nesse caminho apenas para ser mais uma dupla sertaneja, e sim para fazer a diferença e mostrar ao público, o jeito do caboclo do sertão, apaixonado por moda de viola, mantendo as tradições e inovando ao mesmo tempo, com muita harmonia, eles são mesmo " Xique Bacanizados "
 
Agradecemos a dupla João Carreiro e Capataz, ao empresário Leo dos Reis e ao Neto, pela oportunidade da realização deste trabalho, que sem dúvidas vai ficar registrado na história do Sentimento Sertanejo.
 
Desejamos todo sucesso do mundo a vocês, que essa energia que vocês passam seja mantida sempre. Continuem sempre com essa humildade e acima de tudo essa sinceridade que é percebida no olhar de vocês.

Parabéns !!!

Making Off " ENTREVISTA JOÃO CARREIRO E CAPATAZ " - (Aúdio e fotos).




 
Matéria por : Giseli Trauzola
Fotos : Daniela Teles Martins e Giseli Trauzola
Making - Off : Daniela Teles Martins

8 comentários:

  1. kkkkkkk como eles são engraçados rsrs mto bom vou ficar de olho pra ir num show deles

    ResponderExcluir
  2. eles são brutos ??? onde ?? eles sao humildes pra kct isso sim ... merecem tudo e mais um tantão parabensssssssssss

    ResponderExcluir
  3. caracas q materia cumprida mas boa de ler ... eles sao os caras jc e c ate morrerrrrr Tiao Carreiro ta mega feliz onde quer q esteja

    ResponderExcluir
  4. Amor da minha viida , daqui ate a eternidade ♫

    ResponderExcluir
  5. entrevista é bom!! mas vamo coloca as fotos desses meninos aí pra nois!!

    sou fã deles e fui até campinas só pra ve los!
    e outra coisa a musica que iniciou o show foi faculdade da pinga!

    ResponderExcluir
  6. A musica que iniciou o show foi faculdade da pinga e não campo-grande cuiaba!!
    entrevistá é bão!
    mais coloca aí as foto dos menino!!

    ResponderExcluir
  7. eles são simplesmente os melhores!!!

    ResponderExcluir
  8. As fotos do show estão disponiveis em nossa pagina no Orkut.

    Obrigada

    ResponderExcluir