domingo, 2 de setembro de 2012

Este é o tratamento dado aos animais nos rodeios



Existe uma visão errada sobre como os animais de rodeio são tratados. Todos os eventos organizados pela PBR, maior organizador de provas de Montarias em Touros do planeta, possuem regulamentações específicas em relação ao cuidado com os animais. Os touros têm tratamento de estrelas, com direito a exercícios, alimentação balanceada, acompanhamento veterinário e até aposentadoria.

A Montaria em Touros é regulamentada por duas leis federais: a 10.220, que equipara o caubói de rodeio a atleta profissional, e a 10.519, que dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal, que leva em consideração o transporte de animais, a presença de médico veterinário habilitado, atestado de vacinação contra febre aftosa e outras doenças, além de infraestrutura que garanta a integridade física de todos os animais em cada evento. Quando os touros chegam à competição, todos são verificados. Se houver algum problema, algo de anormal, ele é tratado e retirado da competição.

Especificamente nos eventos Professional Bull Riders Brasil, em cada disputa entre touros e competidores há uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos. Os competidores também são avaliados para que não haja nenhum sinal de que um acessório possa ferir o touro ou prejudicar sua saúde.

Outro item polêmico é o chamado Sedém. É uma corda feita de lã natural ou de crina revestido de lã natural. O equipamento é usado para estimular os pulos, mas não machuca. O Sedém dá ao touro apenas uma sensação de cócegas e, se estiver muito apertado, inibe os músculos dos flancos e reduz a ação de saltar. A regra da Montaria em Touro exige que o equipamento jamais seja usado a ponto de imobilizar ou causar dor.

Para todos os eventos com a chancela PBR, há a garantia de que todos os participantes da Montaria em Touros, sejam caubóis ou animais, são bem tratados e devidamente preparados para praticar o esporte em alto nível.

Foto: André Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário