Todo mundo, tem o direito de cantar o estilo que quiser. Algumas aparições no mercado musical sertanejo tem deixado certa preocupação no ar.
Não é segredo para ninguém que o sertanejo, após muita batalha, hoje é o estilo mais ouvido no mercado musical, para afirmar isso é só ligar a TV, rádio e acessar as redes sociais que esta afirmação fica evidente.
Porém algumas regravações e novas formações que estão surgindo têm levantado alguns questionamentos, tais como: “Uma música que é sucesso com o fulano, deve ser repetida e regravada por outros ciclanos?”.
A resposta é talvez, isso deve ser muito bem avaliado para não acabar saturando o mercado, com dezenas de músicas iguais, no sentido de conter os mesmos arranjos, batidas e ritmos exportados de outras regiões do país. A famosa "modinha", fazer porque deu certo com um artista e o mercado vai ter a mesma aceitação. Engana-se quem pensa desta forma, o mercado pode absorver por um tempo, porém para se manter é necessário, inovar e manter a essência real da música sertaneja.
A raiz, a base e a essência precisam e devem ser preservadas para que o sertanejo se mantenha ocupando a posição conquistada. Porém estamos percebendo certo declínio em alguns trabalhos que estão sendo apresentados. Não estamos generalizando e nem comparando duplas e cantores e sim passando uma visão geral do que vem sendo demonstrado atualmente.
Outro ponto que estamos observando é a quantidade de artistas de outros estilos, que estão migrando para o sertanejo. Ex- Integrantes de estilos como o Pop, Rock, Gospel, formando duplas ou até mesmo seguindo em carreira solo no segmento sertanejo. E onde fica a base, a essência, a tradição do sertanejo? Acreditamos que todos os estilos e segmentos sobrevivam em função do dinheiro que é gerado, mas não podemos permitir que o estilo sertanejo se torne apenas um meio comercial, temos que lembrar toda a história e a trajetória que os grandes ícones da música sertaneja percorreram para chegar até este momento.
Resgatem as tradições, a boa e velha viola caipira, as canções românticas, este é o verdadeiro estilo sertanejo que deve ser preservado e acima de tudo divulgado, não que o sertanejo mais pop não deva ser realizado, muito pelo contrário, mas o ponto em questão é que não se deve perder a essência apenas para ter fins comerciais.
Giseli,
ResponderExcluirAcho que esse é o caminho, muito bom esse post.
Fabiana Andrade